O mapa do transporte rodoviário brasileiro

Transporte Rodoviario Brasileiro

Vivemos num país de dimensões continentais, composto por uma diversidade enorme de regiões, detendo essa grande extensão, amplas fronteiras terrestres e marítimas.

O Brasil apresenta uma área equivalente à de um continente, detendo 8.514.876 km² de extensão. Por definição, todo país ou região que apresente uma área maior que a da Austrália (7.692.024 km²) é considerado continental, pois esse país equivale à extensão, quase totalmente, do menor continente existente na Terra, a Oceania.

Somos o quinto maior país existente, ficando atrás de Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. Sua área é tão grande que, a título de comparação, é pouco menor que a Europa, que possui cerca de 10,5 milhões de km².

Dessa forma, podemos ter uma ideia do quanto o espaço geográfico e também o meio natural do nosso país são amplos e diversos, apresentando as mais distintas características.

Diante desse gigantismo territorial, devemos destacar que os deslocamentos são necessidades grandes também, e para se construir esse enorme pais foi eleito o Transporte Rodoviário, em detrimento aos outros tao importantes quanto ele, como o Ferroviário e o Marítimo.

Tal opção se deu em meados dos anos 1950 por decisões políticas que não nos cabem discutir aqui, o que resultou em grandes investimentos em rodovias e consequentemente na produção de Caminhões, ônibus e Implementos Rodoviários – e consequentemente mais empresas passaram a comprar caminhões boiadeiro.

O setor se fortaleceu e hoje representa uma das bases da economia do pais (confira aqui), não podendo se falar em desenvolvimento e crescimento sem que o setor esteja sendo considerado.

Devemos destacar essa força, aliada ao agro negócio, que depende de maneira vital do transporte rodoviário, para escoar os grãos, para transportar os gados para frigoríficos, até mesmo o setor de mineração para escoar o produto de sua produção.

Muito se questiona o seu papel na construção do nosso pais, o fato é que o transporte rodoviário foi, é e continuara sendo um dos responsáveis pelo nosso desenvolvimento, devendo ser valorizado e fomentado de maneira respeitosa e responsável.

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