Plantas medicinais: a solução para muitas doenças

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e em busca de coisas mais naturais, desde alimentos, como os orgânicos que estão sendo procurados cada vez mais, até medicamentos e meios de amenizar dores e até mesmo doenças de forma mais natural, sem recorrer a remédios manipulados pela indústria farmacêutica, como por meio de plantas medicinais.

O que são plantas medicinais?

Basicamente, plantas medicinais são quaisquer plantas que contenham alguma substância terapêutica, ou seja, são plantas que possuem algum tipo de substância que pode combater alguma dor ou doença.

As plantas medicinais são usadas desde a pré-história, muito antes de existir as grandes empresas farmacêuticas. As pessoas já recorriam às plantas para aliviar dores e doenças, através de chás e infusões.

Os índios são um exemplo, desde antes de o Brasil ser colonizado pelos portugueses, os membros das tribos indígenas recorriam aos xamãs quando tinham algum problema de saúde ou alguma dor. Esse costume permanece até os dias atuais, nas tribos que permanecem preservadas eles não utilizam medicações, e sim as plantas medicinais fornecidas pelo xamã da tribo.

Até poucos anos atrás, nas grandes cidades do nosso país existiam curandeiros, que ajudavam as pessoas a se recuperarem de doenças e dores com suas plantas medicinais, as pessoas raramente recorriam a médicos, até porquê, existiam pouquíssimos médicos e contratar os seus serviços nem sempre era algo acessível, diferente dos curandeiros.

Até mesmo nossas mães e avós fazem uso de plantas medicinais em casa. Quem nunca reclamou de uma dor ou de alguma doença e a mãe ou avó não foi à cozinha preparar um chazinho?

Apesar de muitas vezes não levarmos a sério, os chás que nossas mães e avós nos oferecem, podem sim melhorar os sintomas que estamos sentindo, e de uma forma mais natural do que os remédios.

Poucos sabem, mas os remédios que nós encontramos com facilidade em farmácias e hospitais, são feitos à base de plantas medicinais, porém, diferente dos xamãs e curandeiros, a indústria farmacêutica realiza diversos estudos nessas plantas medicinais, para descobrir quais substâncias podem encontrar ali.

É necessário um estudo detalhado antes de manipular essas plantas medicinais, pois elas possuem diversas substâncias e nem todas são benéficas.

As substâncias que são retiradas das plantas são úteis para a sobrevivência dessa planta na natureza, por isso, algumas dessas substâncias podem ser venenosas, para espantar predadores e preservar a existência daquela planta.

Portanto, é muito importante lembrar que é preciso cuidado antes de sair pegando qualquer planta por aí pensando que ela pode te ajudar a resolver alguma dor ou doença, pois ao invés de resolver o seu problema, você pode acabar criando um muito pior para si ou para alguém próximo.

Algumas plantas medicinais têm sua eficácia reconhecida, como é o caso do agrião, que ajuda a melhorar a digestão, a tratar tosses e também possui efeito diurético, outra planta que possui efeitos reconhecidos é a babosa, sendo usada para cuidar dos cabelos, proporcionando maciez, ela inclusive está presente na composição de diversos shampoos e condicionadores.

Comments are closed.