Noni: você já ouviu falar? Descubra os reais benefícios desse alimento misterioso

O noni é uma fruta polêmica, apesar de ser muito popular. Aqui no Brasil, a comercialização de produtos que contenham a fruta como ingrediente foi probida pela Anvisa. Mesmo assim sua popularidade continua crescendo.

A Morinda Citrifolia (nome científico do noni) é uma árvore de origem asiática, mas cresce e dá frutos normalmente em várias regiões do Brasil. Seu sabor é bem forte e característico, por isso, em muitos casos é consumido com outras frutas para tornar o paladar um pouco mais agradável.

O noni é usado amplamente na medicina popular no sudeste asiático e é consumido também por aborígenes na Austrália. Ele possui 53 ingredientes ativos e diz-se que pode combater uma série de doenças, inclusive o câncer.

Benefícios do Noni

A fruta ainda está sendo investigada e sua composição ainda não é um consenso, o que faz dela uma verdadeira incógnita. Entretanto, acredita-se que o noni:

  • Seja uma grande fonte de vitamina C;
  • Possua ação antioxidante;
  • Contribui para a produção de melatonina;
  • Ajuda no combate a hipertensão;
  • Proporciona alivio para quem sofre de dores crônicas;
  • Melhora do sistema digestivo;
  • Ajuda a reduzir a fadiga.

Um dos maiores atrativos do noni é sua ação antioxidante que combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.

Porém, vale ressaltar que esses benefícios não são comprovados, e é possível que seu consumo possa até mesmo ser nocivo, por isso é importante ficar atento antes de adotar um novo alimento desconhecido na sua dieta.

Noni emagrece?

Frutas em geral são muito benéficas para uma dieta saudável. Para incluir o noni na dieta de emagrecimento, sugere-se preparar um suco com 250 ml de noni e 1 litro de suco de uva. O consumo deve ser feito em no máximo 45 dias, tomando todos os dias pela manhã uma dose de 30ml. Porém, não existe uma quantidade exata recomendada de consumo de noni por profissionais.

Riscos do consumo de noni

Acredita-se que o consumo prolongado de noni pode causar hepatite e toxicidade hepática (doenças no fígado). Além disso, estudos mostraram que tanto o extrato seco quanto o extrato aquoso do noni podem interferir em processos de reprodução, como gestação e parto. No caso, os efeitos foram observados em ratas, porém não existem estudos conclusivos sobre os efeitos adversos em humanos.

Se você já toma algum remédio que sobrecarrega o fígado ou tem qualquer problema no fígado, fica totalmente desaconselhado o consumo dessa fruta. Caso tenha ingerido sem saber do risco, o ideal é procurar seu médico.

E ao comprar produtos derivados do fruto, atente-se para a origem. Tome muito cuidado para não cair em propagandas enganosas com produtos que se tratam de misturas ou de outros frutos. O suco puro de noni dura até 2 anos quando engarrafado.

Lembre-se: na dúvida, consulte seu médico ou nutricionista. Não arrisque sua saúde.

Comments are closed.