10 vegetais que você come, mas provavelmente nunca viu a árvore

A gente conhece muitos frutos, legumes, temperos… mas sabemos mesmo de onde vem cada um? Nesse post selecionamos alguns alimentos comuns no Brasil e mostramos de onde vem a árvore que dá cada um deles. Olhem só que incríveis essas plantas e como é interessante ver como se formam seus frutos e castanhas.

1. Oliveira: a árvore que dá azeitonas


Quem diria que as azeitonas vem desta árvore, não é mesmo? Ela é uma árvore típica do mediterrâneo e pode chegar até mesmo a 15 metros de altura. Em Portugal, exite uma oliveira de 2850 anos de idade. Incrível, não é mesmo?

2. Jaqueira: a árvore que dá jaca


Quem vê a jaca tão grande imagina que seu pé é rasteiro, porém ela é uma árvore muito robusta e seus frutos dão nos troncos até o topo da árvore. Como seus frutos são grandes e pesados, é perigoso ficar deitado à sombra dessa árvore ou até mesmo estacionar o seu carro. Melhor prevenir.

3. Jabuticabeira: o pé de jabuticaba


Antes da jabuticaba ficar madurinha no pé, ela é uma flrozinha, que depois se transforma em uma bolinha verde e que finalmente ao madurar se torna um marrom escuro, quase preto. É uma árvore que dá no Brasil todo, ideal para ter no seu quintal e alegrar a família e os vizinhos.

4. Cajueiro: o pé de caju


Cajueiro é uma joia da flora brasileira. Não só pelo seu fruto que é saboroso e ótimo para fazer sucos, mas também pela sua castanha que é mundialmente conhecida e apreciada.

5. Pé de tamarindo


O tamarindo é uma vagem um pouco menos conhecida. Seu pé é bem exótico e seu nome vem da palavra árabe tamr hindi, que significa literalmente tâmara da Índia.

6. Açaizeiro: a árvore que dá açaí


Outra fruta brasileira que faz sucesso no mundo todo, o açaí vem de uma palmeira, e nasce em cachos como coquinhos. É uma fruta muito consumida em sucos e faz parte de uma alimentação balanceada e cheia de energia.

7. Pé de lichia


Essa frutinha exótica conquistou o coração dos brasileiros e nasce tão facilmente que você pode até mesmo ter um pé no seu jardim. Além da aparência intrigrante, o sabor também não deixa a desejar.

8. Pé de cereja


Quem só vê cereja no vidrinho de conserva, nem faz ideia de onde a verdadeira fruta vem. O pé precisa de um clima frio para dar fruto, mas nem todas cerejeiras são frutíferas, algumas dão apenas madeira nobre. A cereja é muito cultivada em Portugal, mas não tanto no Brasil.

9. Pé de avelã


E de onde vem a famosa castanha que resulta no delicioso creme de avelã que todo mundo adora? Apesar de não ser uma planta comum aqui no Brasil, não é muito difícil encontrar a própria avelã ou produtos feitos com esse ingrediente por aqui. A casca da avelã é como uma castanha-do-Pará, bem resistente, mas a semente dentro é macia e saborosa.

10. Caneleira: o pé de canela


Por fim, a canela que não é um fruto mas sim uma casca, vem desta árvore originária do Sri Lanka. A caneleira possui fruto, mas o que é realmente utilizado na culinária é a sua casca como especiaria.

Comments are closed.